_____  Informações

 

Cooperativismo

 

  • Da Legalidade

Cooperativas são sociedades constituídas entre profissionais que tem como finalidade primordial melhorar os salários e as condições do trabalho de seus associados e, dispensando a intervenção do empresário, se propõe a contratar obras, tarefas, trabalhos ou serviços públicos ou particulares, coletivamente ou por todos ou por grupos de alguns. Decreto 22.239 / 1932. Cooperativas são sociedades de pessoas, sem fins lucrativos, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas a falência, constituídas para prestar serviços aos associados distinguindo-se das demais empresas pela sua própria característica. Art. 4 - Lei 5764 / 16.12.71

  • Da Legislação

A lei 5.764 de dezembro de 1971 define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas e dá outras providências. Tal lei é composta por 117 artigos que dão forma, características e prerrogativas ao Cooperativismo. A lei 8.949/94 acrescenta um parágrafo no Art. 442 da CLT com a seguinte redação: "Qualquer que seja o ramo da atividade da cooperativa não existe vínculo entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores dos serviços daquela."

  • Da Atuação

As Cooperativas têm a possibilidade de proporcionar trabalho em contextos de desemprego, principalmente quando as empresas procuram direcionar seus investimentos para a redução do custo de produção, visando a que o preço de seus produtos ou serviços sejam mais baixos, e assim sendo, possam melhor competir no mercado. Nestes casos, o capital disponível é aplicado onde a tributação ou o custo do trabalho é menor.

  • Da Prática

Trata-se de uma relação de trabalho onde há benefícios para todos os envolvidos. As empresas que contratam cooperativas têm ao seu alcance pessoal qualificado, que por sua vez, têm a oportunidade de estar exercendo seu trabalho de forma autônoma, ambos amparados pela lei, além de contar com vários benefícios e oportunidades.
Dos Resultados
As empresas economizam e mantêm-se ativas nos mercados, e os cooperados ganham em rendimentos e benefícios.

  • Vantagens ao Empresário


Ao transferir atividades (terceirizar) para a Cooper Planalto o empresário terá:

- Motivação e comprometimento dos profissionais associados que desempenharão as atividades transferidas, recebendo remuneração superior à de trabalhadores celetistas em funções equivalentes. O resultado é uma maior produtividade de sua empresa.
- Economia em relação ao custo com folhas de pagamento, produzindo uma redução anual de até 5 folhas de pagamento, devido a uma menor incidência de encargos sobre o trabalho cooperado.
- Economia ao não se preocupar com elaboração de folha de pagamento, adiantamentos, vales;
- Economia com horas extras agravadas, controle de freqüência, homologações, administração de benefícios como assistência médica,
seguro de vida, seguro doença, vale-refeição, vale-transporte, etc.
- Soluções customizadas para suas necessidades; Isso tudo ocorre:
- dentro de toda legalidade, pois o trabalho cooperado é totalmente amparado pela legislação;
- com segurança, pois o empresário terá na Cooper Planalto um parceiro atento, experiente e que entende do assunto, para que os ganhos de hoje não se transformem em perdas amanhã.

 

banner-conosco11.png

Preecha o formulário ao lado para falar conosco. É rápido.